28 de jul. de 2010

Jovens..

9_ Jovem, aproveite a sua mocidade[...]





Salomão... O grande rei Salomão, o mais sábio de todos os reis que já existiram e que irão existir.


Este demonstrou pela primeira vez que era sábio, quando pediu a Deus em oração, sabedoria (e mencionou que o que ele estava pedindo já havia sido prometido por Deus ao seu pai, o Rei Davi [2 Cr 1 - 9]) .


Com esta oração, Salomão passou a ser um jovem excepcional. Em vários momentos de sua história narrada na bíblia podemos ver não um jovem cabisbaixo, um jovem que não queria "nada com nada", mas sim um jovem com objetivos.


Não é deste jovem que vou focar o post de hoje, mas em algo ministrado (escrito) por ele (inspirado por Deus), que está escrito no vers. 9 (parte ª) do cap. 11 de Eclesiastes (Ec 11 - 9).


* 9_ Jovem, aproveite a sua mocidade[...]


Não é.. Jovem, toque o barco e vamos pra zueira, vâmos tocar o "rebu", altas festas, altas zueiras. Uma coisa é certa: [Ec 12 - 12: Filho, há mais uma coisa que eu quero dizer: os livros sempre continuaram a serem e escritos; estudar demais cansa a mente.]


*Onde quero chegar


Eclesiastes 12 - 12 fala sobre você 'estudar demais'... Não vamos exagerar gente, é 'estudar demais', e não, 'estudar'. Temos de estudar muito, tudo. Na minha opinião, nesta terra (que está corrompida), o maior bem que podemos tirar é o 'estudo'. E principalmente para o cristão, o estudo da palavra de Deus, pois é o manual direto para a vida. Tudo, exatamente tudo que está escrito na bíblia nos ajuda na trajetória da nossa vida.


Três palavras-chave (especialmente) para os jovens foram ministradas por Salomão neste livro. 
1ª - Alegra-te; 2ª - Remove; 3ª Lembra-te.


Jovens:
[11 - 9: ALEGRA-TE,  JOVEM, NA TUA JUVENTUDE, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade; anda pelos caminhos que satisfazem o teu coração e agradam aos teus olhos, sabe, porém, que de todas as coisas Deus te pedirá contas.]


[11 - 10: Afasta, pois, do teu coração o desgosto e REMOVE DA TUA CARNE A DOR, porque a juventude e a primavera da vida são vaidade.


[12 - 1: LEMBRA-TE DO TEU CRIADOR NOS DIAS DA TUA MOCIDADE, antes que venham os dias maus, e cheguem os anos dos quais dirás: Não tenho prazer neles.]


Em outras palavras...


Jovem, aproveite a sua mocidade e seja feliz enquanto é moço. Faça tudo o que quiser e siga os desejos do seu coração. Mas lembre de uma coisa: Deus o julgará por tudo o que você fizer. Não deixe que nada o preocupe ou faça sofrer, pois a mocidade dura pouco. Lembre do seu Criador enquanto você ainda é jovem, antes que venham os dias maus e cheguem os anos em que você dirá: “Não tenho mais prazer na vida.”


Não sei pra você, mas pra mim este post acaba aqui. Se você não entende o 'por que' dele acabar aqui, leia, re-leia, re-re-leia e medite em Eclesiastes 11 - 9,10 e 12 - 1. São 3 versículos simples, mas diretos. Versículos pequenos, mas que direcionam uma vida para um caminho bom.


Autor: Aislan J. de Souza

16 de jul. de 2010

Fogo Libertador.

Olá pessoas... este é o post de hoje. Acabei de voltar da igreja, e lá que Deus me direcionou (através da pregação ministrada pelo meu Pastor) a criar este post. 
Leiam, meditem, comentem e divulguem o evangelho puro à todos.
Paz do Abba!

OBSDaniel e alguns outros, não mencionarei no post. Pois é mais voltado ao acontecimento com Ananias, Mizael e Azarias.
__________________________//__________________________




  •  Um pouco da história de Ananias, Mizael e Azarias.

Estes três eram filhos de reis ou de familias nobres. Não tinham culpa alguma do pecado de seus pais mas pagaram por isto, sendo presos após a conquista de Jerusalém pelo exército da Babilônia, que tinha como rei Nabucodonosor.

Eram de boa aparência, saudáveis, sem defeito fisíco algum, fisicamente fortes, experiêntes na esfera social, inteligentes, instruídos e espiritualmente devotados ao Senhor. Eram exemplos perfeitos para uma sociedade jovem/adolescente.

Após o cativeiro, os três rapazes tiveram um grande desafio, o rei queria forçá-los a se adequarem aos usos e costumes da Babilônia. Ele não estava com um pequeno desejo de coloca-los para trabalhar; queria mesmo é converter estes judeus cristãos à se tornarem babilônios!


O rei esperava que uma "lavagem cerebral" os tornassem melhores servos. Em todos, o rei ordenou que fosse "enchertado" uma 'nova sabedoria'. Jogando fora a sabedoria judia, e colocando a sabedoria mundana, a sabedoria babilônia. [Hoje em dia, somos obrigados a estudar coisas que não estão de acordo com o a Palavra do Senhor. Nós, como Daniel, Ananias, Mizael e Azarias, temos de fazer o nosso melhor, mas não podemos abandonar nossa fé como muitos acabam fazendo.]

Foram obrigados a trocarem seus nomes que faziam referência ao nome do único Deus vivo, para fazerem referência aos deuses pagãos que os babilônios adoravam (Sin: deus da lua, Aku e Nabu: dois deuses pagãos dos babilônios). Os babilônios tinham a esperança de que os novos nomes fariam com que os jovens esquecessem o Deus deles e, gradualmente, tornariam-se mais parecidos com o povo (pagão) da babilônia.




Mesmo em meio ao turbilhão de coisas que Ananias, Mizael e Azarias passaram a serem obrigados a fazer, comer e estudar... mesmo com seus nomes trocados para Sadraque, Mezaque e Abede-Nego... mesmo retirados de seus ambientes costumeiros, do aconchego do lar de cada um... eles não se dobraram. Eles poderiam até arrumar alguma desculpa e se juntar a todos os outros que passaram a fazer a vontade do rei Nabucodonosor. Poderiam dizer: "Todos estão fazendo isto.."; "É melhor obedecermos ao rei!"; "Obedeceremos externamente, mas manteremos a nossa fé em nosso interior!". Mas não foi isto que aconteceu. Eles fixaram sua vida em Deus. Sua forma de agir... [Pv 16:7 diz que: "Se a nossa maneira de viver agrada a Deus, ele transforma os nossos inimigos em amigos".]
  • O Rei se dobra pela 1ª vez ao poder do Senhor

Daniel 2:



46_Então o rei Nabucodonosor se ajoelhou diante de Daniel, e encostou o rosto no chão, e depois ordenou que fossem apresentados a Daniel sacrifícios e incenso.
47_E ele disse a Daniel: —O Deus que vocês adoram é, de fato, o mais poderoso de todos os deuses e é o Senhor de todos os reis. Eu sei que é ele quem explica mistérios[...]
Nabucodonosor se dobrou pela 1ª vez ao Senhor após a revelação do seu sonho que foi feita por Daniel. Nenhum dos seus magos e adivinhos conseguiu a proeza de revelar o que o rei havia sonhado. Mas Deus ministrou ao coração de Daniel o que havia no sonho e a explicação do sonho. A reação do rei foi esta (vs 46 e 47). Porém a verdade que o rei mencionou, estava muito longe de seu coração.
O rei um tempo após o sonho, fez com que o povo adorasse a estátua que estava no sonho em que Daniel revelou e explicou. Esta estátua havia sido feita com cabeça idêntica a de Nabucodonosor, e o mesmo obrigou o povo a adorará-la. Não deve ter sido fácil para Sadraque, Mesaque e Abede-Nego não se misturarem com os outros e "dançarem conforme a música", o rei ficou enfurecido ao saber que os 3 haviam desobedecido a ordem dele. [Rm 13:1 diz: "Obedeçam às autoridades, todos vocês. Pois nenhuma autoridade existe sem a permissão de Deus, e as que existem foram colocadas nos seus lugares por ele." Mas... At 4:19 diz: "Mas Pedro e João responderam: —Os senhores mesmos julguem diante de Deus: devemos obedecer aos senhores ou a Deus?"] O rei sabia que os 3 amigos eram homens bons, por isso deu outra chance à eles, no entanto eles permaneceram firmes em sua convicção. Antes serem queimados que curvar-se! Assim eles foram lançados na fornalha amarrados com cordas e usando suas próprias vestes (E é neste ponto que eu queria chegar).

  • Ponto Chave




Deus nunca abandona os seus quando passam por provações.
Ele pode não impedir que entremos em uma fornalha, e é algo estranho, um Deus tão poderoso, tão bondoso permitir algo assim para com as criaturas de sua própria mão (Gn 1:26ª e 2:7). Mas em todas as situações, sejam boas ou ruins existe um 'MAS'. E não foi diferente com os 3 amigos judeus, jogados na fornalha. Provavelmente, Ele não impeça que entremos em lugares como esses, MAS, não quer dizer que Ele não entrará conosco e nos preservará para sua glória. [Is 43:2 nos mostra a promessa de Deus para nós: "Quando você atravessar águas profundas, eu estarei ao seu lado, e você não se afogará. Quando passar pelo meio do fogo, as chamas não o queimarão."]



19_Ao ouvir isso, Nabucodonosor ficou furioso com os três jovens e, vermelho de raiva, mandou que se esquentasse a fornalha sete vezes mais do que de costume.
20_Depois, mandou que os seus soldados mais fortes amarrassem Sadraque, Mesaque e Abede-Nego e os jogassem na fornalha.
21_Os três jovens, completamente vestidos com os seus mantos, capas, chapéus e todas as outras roupas, foram amarrados e jogados na fornalha.
22_A ordem do rei tinha sido cumprida, e a fornalha estava mais quente do que nunca; por isso, as labaredas mataram os soldados que jogaram os três jovens lá dentro.
23_E, amarrados, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego caíram na fornalha.
24_De repente, Nabucodonosor se levantou e perguntou, muito espantado, aos seus conselheiros: —Não foram três os homens que amarramos e jogamos na fornalha? —Sim, senhor! —responderam eles.
25_—Como é, então, que estou vendo quatro homens andando soltos na fornalha? —perguntou o rei. —Eles estão passeando lá dentro, sem sofrerem nada. E o quarto homem parece um anjo.

Quando o rei olhou para dentro da fornalha na qual havia ordenado que seus soldados [que foram queimados, mesmo sem entrar. Só com as labaredas que saiam de dentro da fornalha] jogassem os jovens, viu que não haviam mais 3, e sim 4.. como 4 jovens, se o rei havia mandado que jogassem 3? Era o "Number Four" [rsrs]. O quarto homem tinha a aparência de um anjo, em outras versões ele diz que o 4º homem tinha a aparência do "filho dos deuses".

  • Conclusão do Autor do Post


Em meio a qualquer que seja a fornalha, e a temperatura na qual ela esteja aquecida, se 7 vezes mais, se 14 vezes mais, se 21, 28... se 100 vezes mais. Nada vai te acontecer. E se você estiver amarrado que é o mais interessante. Somente o que te prende será dissipado, e você não terá nenhum arranhão, nem cheiro de fumaça, suas vestes estarão intactas. Só há a permissão de que eu e você sejamos jogados na fornalha, para que aquilo que nos atrapalha de sermos livres verdadeiramente, seja queimado, seja destruído. Não somos jogados na fornalha a não ser para isso.

  • Conclusão Bíblica da História
26_Aí o rei chegou perto da porta da fornalha e gritou: —Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, servos do Deus Altíssimo, saiam daí e venham cá! Os três saíram da fornalha,


27_e todas as autoridades que estavam ali chegaram perto deles e viram que o fogo não havia feito nenhum mal a eles. As labaredas não tinham chamuscado nem um cabelo da sua cabeça, as suas roupas não estavam queimadas, e eles não estavam com cheiro de fumaça.
28_O rei gritou: —Que o Deus de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego seja louvado! Ele enviou o seu Anjo e salvou os seus servos, que confiam nele. Eles não cumpriram a minha ordem; pelo contrário, escolheram morrer em vez de se ajoelhar e adorar um deus que não era o deles.
29_Por isso, ordeno que qualquer pessoa, seja qual for a sua raça, nação ou língua, que insultar o nome do Deus de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego seja cortada em pedaços e que a sua casa seja completamente arrasada. Pois não há outro Deus que possa salvar como este.


6 de jul. de 2010

Negligencio!

#Negligencia (do latim "negligentia") é o termo que designa falta de cuidado ou de aplicação numa determinada situação, tarefa ou ocorrência. É frequentemente utilizado como sinónimo dos termos "descuido", "incúria", "desleixo", "desmazelo" ou "preguiça".


                                                                        ______________||______________




14 - Deus disse ao povo de Israel: —Vou seduzir a minha amada e levá-la de novo para o deserto, onde lhe falarei do meu amor.


15 - Ali, eu devolverei a ela as suas plantações de uvas e transformarei o vale da Desgraça em uma porta de esperança. Então ela falará comigo como fazia no tempo em que era moça, quando saiu do Egito.


16 - Mais uma vez ela me chamará de “Meu marido” em vez de me chamar de “Meu Baal”.


17 - Nunca mais deixarei que ela diga o nome Baal; nunca mais se falará desse deus. Sou eu, o SENHOR, quem está falando.


#Oséias_2
                          ______________||______________




Negligêncio.


Ultimamente como as coisas tem andando em minha vida?
"Bem, na minha..." - Aislan James - "...tem andado da seguinte forma: Acordo cedo, oro, banho/me arrumo e parto para o trabalho. Saio do trabalho, casa, banho/me arrumo e faculdade. Saio da faculdade (capengando de sono), venho pra casa, e fico namorando (virtualmente com a Déby). Essa tem sido a minha vida semanal. Em alguns momentos eu leio, oro..."


Como tem sido a sua?
O que tem feito durante a semana toda, o dia todo?
Tem tirado algum momento pra pensar no que tem feito, no que poderia fazer ou no que um dia você fez?


Em muitos momentos da nossa vida, negligenciamos o espiritual. Não temos mais tirado ensinamentos nas coisas básicas como na gota que cai sobre a terra, no cão que nos olha, no sol que nos aquece. Não temos mais nos 'Assombrado' com coisas mínimas, pois temos preferido negligenciar o que Deus criou.


Em alguns momentos percebemos que estamos negligenciando o Espírito Santo, daí nós levantamos, trocamos de posição, tentamos mudar de ambiente (Casa-igreja; igreja-casa), mas não tem surgido nenhum efeito. E por que? Eu te respondo o "por que?". Porque simplesmente mudamos de ambiente, mas não de vida. Se mudassemos de vida mesmo, conseqüentemente mudaríamos de ambiente.


Um 'povo' em vários momentos soube que não estava certo em suas atitudes. Se sentiu gelado e tinha vontade de se aquecer, mas não se levantava da 'zona de conforto' para ir ao Enorme e Caloroso Sol para se aquecer. Eles optavam por ficar na sombra tentando se aquecer com um enorme freezer aberto.


Esse povo era o povo de Israel. Ele viveram várias experiências com Deus, sabiam quem era o grande 'Eu Sou', mas não iam até o encontro dele. Adoravam ao deus Baal, pensando que estavam 'Abafando'..


Não negligencie, não seja infiel como o povo de Israel se demonstrou ser.
E se você estiver sendo, lembre-se que "De acordo com Oséias, Deus está disposto a manter um relacionamento mesmo quando sua esposa torna-se uma prostituta vulgar e grosseira." Mas concerteza o relacionamento com uma esposa sem mácula, sem mancha, sincera, pura, será muito mais proveitoso para ambos os lados.


Amém.


Autor: Aislan James de Souza

2 de jul. de 2010

Não seja como Diótrefes

Diótrefes é um cara citado apenas uma vez na Bíblia, em uma das epístolas escritas por João, que diz: “[Diótrefes] gosta muito de ser o mais importante entre eles” (3 João v. 9). Se alguém vai ter seu nome escrito na Bíblia por alguma razão, essa é uma das mais tristes. Diótrefes era muito orgulhoso, e sempre queria toda a atenção para si.
A verdade é que alguns líderes receberão atenção. Pelo menos algum tipo, o que para alguns de nós já é mais do que gostaríamos. Mas o pecado de Diótrefes é: “Eu não quero apenas ser parte do time, eu quero ser a cara do time. Não quero apenas servir humildemente, quero que meu nome seja famoso”. E nós vivemos nessa cultura viciada em celebridades, onde pessoas que não precisam ter feito nada ficam famosas. Você já assistiuTMZ ou leu uma edição da People? [NT: TMZ está para o Videoshow como aPeople para a revista Caras]. Você pensa “Todas essas pessoas são famosas, mas elas não fizeram nada!”. Algumas pessoas são simplesmente famosas – lá vão elas com seus cachorrinhos dentro de suas bolsas, e o que elas fizeram? Nada. Porque são famosas? Porque somos desesperados para falar sobre alguém. E o pecado de Diótrefes é: “Eu quero que falem sobre mim, não sobre Jesus”.
Jesus escolhe doze apóstolos, mas eles não aparecem todos na mesma proporção. Se você contar os Evangelhos, Mateus, Marcos, Lucas e João, e Atos também, Pedro é citado 189 vezes. João, 50. Filipe, 17. André, 13. Tomé, 11. Mateus, também chamado de Levi (alguns desses caras tem dois nomes) 9. Tiago, filho de Alfeu, 7, assim como Tadeu, ou Judas, que também tinha dois nomes, e você sabe o porquê. Havia dois discípulos com o nome Judas; e o outro tinha um certo problema, certo? “Então, o que você faz da vida?” “Sou apóstolo”. “Qual é o seu nome?” “Judas”. “Ah, já ouvi falar sobre você”. “Não, eu sou o outro Judas, mas pode me chamar de Tadeu. Eu não estou mais andando com o outro Judas”. Simão, o Zelote, 4 vezes. Bartolomeu, também chamado de Natanael, é mencionado apenas uma vez. Judas Iscariotes, 22 vezes.
Alguns desses, como Pedro, são mencionados várias vezes; outros, quase não o são. Se você quer escrever um estudo Bíblico bem simples, escreva sobre Bartolomeu. Você poderia tuitar toda a história de vida dele. “Seu nome era Bartolomeu, e ele era um apóstolo”. Nem precisa usar todos os caracteres. Isso é tudo. Não sabemos muito sobre ele. Sobre Pedro, sabemos: era impetuoso. Cortou a orelha de um soldado.  Sabemos muitas coisas sobre Pedro. Tomé era o incrédulo. Tomé teve um dia ruim. E foi nesse dia que ele chamou atenção. É como se ele dissesse “Espere aí, eu melhorei depois”, mas não, ele teve um dia ruim e nós vamos continuar falando sobre aquele dia. E sobre outras pessoas, não sabemos nada a respeito.
Aceite ficar atrás das cortinas
Em um time, especialmente em um time muito diverso, algumas pessoas serão realmente proeminentes, e outras, nem tanto. Algumas aparecerão bastante e outras, só um pouco. Aceite isso. Deus chamou alguns de vocês para estar à frente. Não sejam covardes. Deus chamou alguns de vocês para liderar publicamente. Não tenham medo. Para outros, não é o caso. Seja o número dois, esteja atrás das cortinas. Seja o número três, ajude no trabalho, faça as coisas acontecerem. A verdade é que todos os caras que eu citei fizeram coisas importantes, mas sobre alguns deles, não sabemos como porque eles não estavam à frente, estavam por trás. E isso também é importante. E eu digo isso com toda sinceridade.

Contador Grátis