16 de jul. de 2010

Fogo Libertador.

Olá pessoas... este é o post de hoje. Acabei de voltar da igreja, e lá que Deus me direcionou (através da pregação ministrada pelo meu Pastor) a criar este post. 
Leiam, meditem, comentem e divulguem o evangelho puro à todos.
Paz do Abba!

OBSDaniel e alguns outros, não mencionarei no post. Pois é mais voltado ao acontecimento com Ananias, Mizael e Azarias.
__________________________//__________________________




  •  Um pouco da história de Ananias, Mizael e Azarias.

Estes três eram filhos de reis ou de familias nobres. Não tinham culpa alguma do pecado de seus pais mas pagaram por isto, sendo presos após a conquista de Jerusalém pelo exército da Babilônia, que tinha como rei Nabucodonosor.

Eram de boa aparência, saudáveis, sem defeito fisíco algum, fisicamente fortes, experiêntes na esfera social, inteligentes, instruídos e espiritualmente devotados ao Senhor. Eram exemplos perfeitos para uma sociedade jovem/adolescente.

Após o cativeiro, os três rapazes tiveram um grande desafio, o rei queria forçá-los a se adequarem aos usos e costumes da Babilônia. Ele não estava com um pequeno desejo de coloca-los para trabalhar; queria mesmo é converter estes judeus cristãos à se tornarem babilônios!


O rei esperava que uma "lavagem cerebral" os tornassem melhores servos. Em todos, o rei ordenou que fosse "enchertado" uma 'nova sabedoria'. Jogando fora a sabedoria judia, e colocando a sabedoria mundana, a sabedoria babilônia. [Hoje em dia, somos obrigados a estudar coisas que não estão de acordo com o a Palavra do Senhor. Nós, como Daniel, Ananias, Mizael e Azarias, temos de fazer o nosso melhor, mas não podemos abandonar nossa fé como muitos acabam fazendo.]

Foram obrigados a trocarem seus nomes que faziam referência ao nome do único Deus vivo, para fazerem referência aos deuses pagãos que os babilônios adoravam (Sin: deus da lua, Aku e Nabu: dois deuses pagãos dos babilônios). Os babilônios tinham a esperança de que os novos nomes fariam com que os jovens esquecessem o Deus deles e, gradualmente, tornariam-se mais parecidos com o povo (pagão) da babilônia.




Mesmo em meio ao turbilhão de coisas que Ananias, Mizael e Azarias passaram a serem obrigados a fazer, comer e estudar... mesmo com seus nomes trocados para Sadraque, Mezaque e Abede-Nego... mesmo retirados de seus ambientes costumeiros, do aconchego do lar de cada um... eles não se dobraram. Eles poderiam até arrumar alguma desculpa e se juntar a todos os outros que passaram a fazer a vontade do rei Nabucodonosor. Poderiam dizer: "Todos estão fazendo isto.."; "É melhor obedecermos ao rei!"; "Obedeceremos externamente, mas manteremos a nossa fé em nosso interior!". Mas não foi isto que aconteceu. Eles fixaram sua vida em Deus. Sua forma de agir... [Pv 16:7 diz que: "Se a nossa maneira de viver agrada a Deus, ele transforma os nossos inimigos em amigos".]
  • O Rei se dobra pela 1ª vez ao poder do Senhor

Daniel 2:



46_Então o rei Nabucodonosor se ajoelhou diante de Daniel, e encostou o rosto no chão, e depois ordenou que fossem apresentados a Daniel sacrifícios e incenso.
47_E ele disse a Daniel: —O Deus que vocês adoram é, de fato, o mais poderoso de todos os deuses e é o Senhor de todos os reis. Eu sei que é ele quem explica mistérios[...]
Nabucodonosor se dobrou pela 1ª vez ao Senhor após a revelação do seu sonho que foi feita por Daniel. Nenhum dos seus magos e adivinhos conseguiu a proeza de revelar o que o rei havia sonhado. Mas Deus ministrou ao coração de Daniel o que havia no sonho e a explicação do sonho. A reação do rei foi esta (vs 46 e 47). Porém a verdade que o rei mencionou, estava muito longe de seu coração.
O rei um tempo após o sonho, fez com que o povo adorasse a estátua que estava no sonho em que Daniel revelou e explicou. Esta estátua havia sido feita com cabeça idêntica a de Nabucodonosor, e o mesmo obrigou o povo a adorará-la. Não deve ter sido fácil para Sadraque, Mesaque e Abede-Nego não se misturarem com os outros e "dançarem conforme a música", o rei ficou enfurecido ao saber que os 3 haviam desobedecido a ordem dele. [Rm 13:1 diz: "Obedeçam às autoridades, todos vocês. Pois nenhuma autoridade existe sem a permissão de Deus, e as que existem foram colocadas nos seus lugares por ele." Mas... At 4:19 diz: "Mas Pedro e João responderam: —Os senhores mesmos julguem diante de Deus: devemos obedecer aos senhores ou a Deus?"] O rei sabia que os 3 amigos eram homens bons, por isso deu outra chance à eles, no entanto eles permaneceram firmes em sua convicção. Antes serem queimados que curvar-se! Assim eles foram lançados na fornalha amarrados com cordas e usando suas próprias vestes (E é neste ponto que eu queria chegar).

  • Ponto Chave




Deus nunca abandona os seus quando passam por provações.
Ele pode não impedir que entremos em uma fornalha, e é algo estranho, um Deus tão poderoso, tão bondoso permitir algo assim para com as criaturas de sua própria mão (Gn 1:26ª e 2:7). Mas em todas as situações, sejam boas ou ruins existe um 'MAS'. E não foi diferente com os 3 amigos judeus, jogados na fornalha. Provavelmente, Ele não impeça que entremos em lugares como esses, MAS, não quer dizer que Ele não entrará conosco e nos preservará para sua glória. [Is 43:2 nos mostra a promessa de Deus para nós: "Quando você atravessar águas profundas, eu estarei ao seu lado, e você não se afogará. Quando passar pelo meio do fogo, as chamas não o queimarão."]



19_Ao ouvir isso, Nabucodonosor ficou furioso com os três jovens e, vermelho de raiva, mandou que se esquentasse a fornalha sete vezes mais do que de costume.
20_Depois, mandou que os seus soldados mais fortes amarrassem Sadraque, Mesaque e Abede-Nego e os jogassem na fornalha.
21_Os três jovens, completamente vestidos com os seus mantos, capas, chapéus e todas as outras roupas, foram amarrados e jogados na fornalha.
22_A ordem do rei tinha sido cumprida, e a fornalha estava mais quente do que nunca; por isso, as labaredas mataram os soldados que jogaram os três jovens lá dentro.
23_E, amarrados, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego caíram na fornalha.
24_De repente, Nabucodonosor se levantou e perguntou, muito espantado, aos seus conselheiros: —Não foram três os homens que amarramos e jogamos na fornalha? —Sim, senhor! —responderam eles.
25_—Como é, então, que estou vendo quatro homens andando soltos na fornalha? —perguntou o rei. —Eles estão passeando lá dentro, sem sofrerem nada. E o quarto homem parece um anjo.

Quando o rei olhou para dentro da fornalha na qual havia ordenado que seus soldados [que foram queimados, mesmo sem entrar. Só com as labaredas que saiam de dentro da fornalha] jogassem os jovens, viu que não haviam mais 3, e sim 4.. como 4 jovens, se o rei havia mandado que jogassem 3? Era o "Number Four" [rsrs]. O quarto homem tinha a aparência de um anjo, em outras versões ele diz que o 4º homem tinha a aparência do "filho dos deuses".

  • Conclusão do Autor do Post


Em meio a qualquer que seja a fornalha, e a temperatura na qual ela esteja aquecida, se 7 vezes mais, se 14 vezes mais, se 21, 28... se 100 vezes mais. Nada vai te acontecer. E se você estiver amarrado que é o mais interessante. Somente o que te prende será dissipado, e você não terá nenhum arranhão, nem cheiro de fumaça, suas vestes estarão intactas. Só há a permissão de que eu e você sejamos jogados na fornalha, para que aquilo que nos atrapalha de sermos livres verdadeiramente, seja queimado, seja destruído. Não somos jogados na fornalha a não ser para isso.

  • Conclusão Bíblica da História
26_Aí o rei chegou perto da porta da fornalha e gritou: —Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, servos do Deus Altíssimo, saiam daí e venham cá! Os três saíram da fornalha,


27_e todas as autoridades que estavam ali chegaram perto deles e viram que o fogo não havia feito nenhum mal a eles. As labaredas não tinham chamuscado nem um cabelo da sua cabeça, as suas roupas não estavam queimadas, e eles não estavam com cheiro de fumaça.
28_O rei gritou: —Que o Deus de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego seja louvado! Ele enviou o seu Anjo e salvou os seus servos, que confiam nele. Eles não cumpriram a minha ordem; pelo contrário, escolheram morrer em vez de se ajoelhar e adorar um deus que não era o deles.
29_Por isso, ordeno que qualquer pessoa, seja qual for a sua raça, nação ou língua, que insultar o nome do Deus de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego seja cortada em pedaços e que a sua casa seja completamente arrasada. Pois não há outro Deus que possa salvar como este.


Nenhum comentário:

Postar um comentário


Contador Grátis