28 de jul. de 2010

Jovens..

9_ Jovem, aproveite a sua mocidade[...]





Salomão... O grande rei Salomão, o mais sábio de todos os reis que já existiram e que irão existir.


Este demonstrou pela primeira vez que era sábio, quando pediu a Deus em oração, sabedoria (e mencionou que o que ele estava pedindo já havia sido prometido por Deus ao seu pai, o Rei Davi [2 Cr 1 - 9]) .


Com esta oração, Salomão passou a ser um jovem excepcional. Em vários momentos de sua história narrada na bíblia podemos ver não um jovem cabisbaixo, um jovem que não queria "nada com nada", mas sim um jovem com objetivos.


Não é deste jovem que vou focar o post de hoje, mas em algo ministrado (escrito) por ele (inspirado por Deus), que está escrito no vers. 9 (parte ª) do cap. 11 de Eclesiastes (Ec 11 - 9).


* 9_ Jovem, aproveite a sua mocidade[...]


Não é.. Jovem, toque o barco e vamos pra zueira, vâmos tocar o "rebu", altas festas, altas zueiras. Uma coisa é certa: [Ec 12 - 12: Filho, há mais uma coisa que eu quero dizer: os livros sempre continuaram a serem e escritos; estudar demais cansa a mente.]


*Onde quero chegar


Eclesiastes 12 - 12 fala sobre você 'estudar demais'... Não vamos exagerar gente, é 'estudar demais', e não, 'estudar'. Temos de estudar muito, tudo. Na minha opinião, nesta terra (que está corrompida), o maior bem que podemos tirar é o 'estudo'. E principalmente para o cristão, o estudo da palavra de Deus, pois é o manual direto para a vida. Tudo, exatamente tudo que está escrito na bíblia nos ajuda na trajetória da nossa vida.


Três palavras-chave (especialmente) para os jovens foram ministradas por Salomão neste livro. 
1ª - Alegra-te; 2ª - Remove; 3ª Lembra-te.


Jovens:
[11 - 9: ALEGRA-TE,  JOVEM, NA TUA JUVENTUDE, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade; anda pelos caminhos que satisfazem o teu coração e agradam aos teus olhos, sabe, porém, que de todas as coisas Deus te pedirá contas.]


[11 - 10: Afasta, pois, do teu coração o desgosto e REMOVE DA TUA CARNE A DOR, porque a juventude e a primavera da vida são vaidade.


[12 - 1: LEMBRA-TE DO TEU CRIADOR NOS DIAS DA TUA MOCIDADE, antes que venham os dias maus, e cheguem os anos dos quais dirás: Não tenho prazer neles.]


Em outras palavras...


Jovem, aproveite a sua mocidade e seja feliz enquanto é moço. Faça tudo o que quiser e siga os desejos do seu coração. Mas lembre de uma coisa: Deus o julgará por tudo o que você fizer. Não deixe que nada o preocupe ou faça sofrer, pois a mocidade dura pouco. Lembre do seu Criador enquanto você ainda é jovem, antes que venham os dias maus e cheguem os anos em que você dirá: “Não tenho mais prazer na vida.”


Não sei pra você, mas pra mim este post acaba aqui. Se você não entende o 'por que' dele acabar aqui, leia, re-leia, re-re-leia e medite em Eclesiastes 11 - 9,10 e 12 - 1. São 3 versículos simples, mas diretos. Versículos pequenos, mas que direcionam uma vida para um caminho bom.


Autor: Aislan J. de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Contador Grátis